Janeiro Branco reforça a importância do cuidado com a saúde mental

Criciúma (SC)

Janeiro é um mês conhecido por ser um período onde são disseminadas ainda mais as informações e a importância do cuidado com a saúde mental. O primeiro mês do ano ficou reconhecido como o “Janeiro Branco” e traz um convite para que as pessoas possam pensar mais sobre si, suas emoções e a forma como elas afetam as suas vidas.

“O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental. Ele foi escolhido, pois, de uma forma simbólica, é no início de ano que as pessoas tendem a refletir mais sobre suas vidas e emoções. É importante pois evidenciamos as necessidades e conscientizamos sobre a importância de falar da saúde mental e das emoções”, explica a psicóloga do Hospital São José de Criciúma, Elaine Dias.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros. Na América Latina, o país é o que tem a maior quantidade de casos da doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Por este motivo que, segundo a profissional do HSJosé, a saúde mental deve ter tratada com prioridade. “Acabamos dando importância aos cuidados do corpo físico e esquecemos que a mente também precisa de atenção e que ela não estando bem, nosso corpo físico também irá sentir”, garante Elaine.

Saiba mais

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.

O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também